O Sítio da Aventura e das Actividades de Ar Livre
Grupo 94 Associação Escoteiros de Portugal
Principais Efemérides Históricas do Grupo 94
   

Outros Artigos

 
1934 - Inauguração do Grupo. A sede fica instalada num pequeno espaço do 1.° andar da Igreja Evangélica Ajudense na Calçada da Ajuda Nº 207.- Presença na recepção a Lord Baden-Powell, Fundador do Escotismo, quando da sua segunda visita a Portugal.
1938 - O Grupo instala-se na Trav. Vitorino de Freitas, 9 (actual sede).
1939/ 40 - Promoção de Boas Acções  colectivas, nos Natais, nas quais foram contempladas cerca de 300 crianças da Freguesia, tendo participado todos os pequenos comerciantes de Ajuda/Belém. Facto invulgar de grande solidariedade vivido naquela conturbada época.
1945 - O Grupo edita e publica, durante 3 anos (precioso espaço de tempo em que mantém unidos, informados e vitalizados os Grupos da Associação) o jornal escotista Sempre Pronto. Este jornal é hoje o órgão oficial da A.E.P.
1947 - Participa com três elementos, no Jamboree (acampamento) Mundial da Paz, realizado em Moisson, na Franca, ao qual estiveram presentes 30.000 escoteiros de mais de 80 países de todo o Mundo.
1951 - Participa com três elementos, no Jamboree Mundial, realizado na Áustria, no qual estiveram acampados 15.000 escoteiros de todo o Mundo.
1955 - É formada a 1ª Fanfarra do Grupo, dirigida pelo chefe Manuel Tacão Monteiro, que teve como participação máxima a abertura da parada no Acampamento Regional do Algarve, no qual participaram 500 escoteiros da A.E.P., idos de Lisboa.
1957 - Participa com 4 elementos, na Delegação Oficial Portuguesa, no Jamboree do Jubileu de Ouro do Escotismo, em Birmingham, Inglaterra, considerada a maior manifestação mundial de Escotismo, no qual estiveram presentes cerca de 40.000 escoteiros de mais de 120 países.
1960 - Um dos dirigentes do Grupo, José Eduardo Pena Ribeiro, obtém, em Inglaterra, "Gilwell Park", a Insígnia de Madeira (chefe diplomado), sendo o segundo escoteiro em Portugal, a conseguir essa insígnia, instituída por B.P.
1964 - Participa no Acampamento Nacional do Jubileu da A.E.P., cujo hino é da autoria do chefe Manuel Tacão Monteiro.
1967 - É escolhido um escoteiro deste Grupo, como único elemento oficial da Associação ao 12.° Jamboree Mundial do Escotismo, realizado em Idaho, E.U.A., ao qual estiveram presentes 13.000 escoteiros de todo o Mundo.
1970 - O Lobito José Victor dos Reis, conquista a 1ª Insígnia de Lobito Alerta da Associação, a mais alta classe na divisão Alcateia (6/11 anos).
1975 - É nomeado director do Parque Nacional de Escotismo da Caparica, o antigo escoteiro deste Grupo, Mariano Garcia.
1976 - O chefe do Grupo Armando Inácio, é convidado pela Direcção da Associação a escrever o Manual do Cadete (Lobitismo) e colaborar em outras publicações técnicas que na altura foram desenvolvidas.
1980 - O Grupo promove três festas recreativas para angariação de fundos para as vítimas do terramoto dos Açores cujo produto é directamente enviado ao Grupo nº 52, de Angra do Heroísmo.
1982 - Um antigo escoteiro do Grupo, José Eduardo Pena Ribeiro, é nomeado para ocupar o cargo de Presidente da Associação dos Escoteiros de Portugal.- Dois elementos do Grupo, Rui Horácio Macedo e Armando Inácio, são convidados pela Direcção da A.E.P., para fazer a preparação e execução de cadernetas e manuais técnicos das provas escotistas.- Um antigo chefe do Grupo Eduardo Ribeiro, publica o livro "História dos Escoteiros de Portugal".
1983 - Promove uma festa de Natal, no Lar de Terceira Idade, da Instituição José Relvas, em Alpiarça.- Em Dezembro, o Grupo inicia as comemorações das Bodas de Ouro com a edição e publicação do livro "Fogo de Conselho", da autoria do antigo chefe do Grupo, Armando Inácio, sendo a apre­sentação da obra efectuada, com grande relevo, pela Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal.- Os caminheiros do Grupo distribuem na freguesia um opúsculo condenando a compra de brinquedos de guerra para as crianças.
1985 - O Grupo edita o Livro "Artes Escotistas" especialmente dedicado a trabalhos de acampamentos.
1986 - O Grupo faz todo o apoio à I Maratona de Portugal de Atletismo efectuada em Lisboa.- Um antigo chefe do Grupo, Armando Inácio, é eleito Presidente da Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal- Colabora, através dos seus dirigentes, na elaboração e publicação do Livro na "Senda do Escotismo", editado pela Associação dos Escoteiros de Portugal.- Publica a caderneta oficial de 3ª Classe Escotista
1987 - A Associação dos Escoteiros de Portugal, concede ao Grupo a mais alta distinção associativa a Medalha Lis de Prata.
1988 - 4 dirigentes do Grupo implementam a Formação de Dirigentes, a nível nacional.
1989 - Participa com 25 elementos, no Acampamento Nacional da Associação dos Escoteiros da República Federal da Alemanha, por convite directo daquela associação.
1990 - Promove acampamentos de Verão, para jovens das freguesias da Ajuda e Alcântara.
1991 - Participa com 26 elementos no Acampamento do 80° Aniversário do Escotismo, na República Popular da Polónia, constituindo a totalidade da delegação portuguesa àquela comemoração.
1992 - Promove um acampamento e uma visita ao nosso país, a um grupo de escoteiros da Polónia.
1993 - Promove diversas actividades com jovens da freguesia da Ajuda.
1994 - Promove em Portugal actividades para escoteiros da Bélgica.- Participa com 9 escoteiros e 3 Dirigentes no Jamboree Mundial, realizado na Holanda, onde estiveram presentes 25.000 escoteiros de 136 países do Mundo.
1996 - Participa com 5 elementos no contingente português para o Moot Mundial, realizado na Suécia com a participação de 4.000 caminheiros.
2000 - Realiza uma actividade de alpinismo nos Picos da Europa com 5 caminheiros.- Organiza uma formação para 20 monitores da Junta de Freguesia da Ajuda em animação e liderança de crianças com complemento em actividades fluviais.
   

Escalada

O desejo de subir, de alcançar o topo é próprio do ser humano, que se antes o fazia por necessidade e desafio à sua própria existência, agora o faz para testar os seus limites e ver até onde consegue chegar por si e em relação aos outros.
Artigo CompletoMais...


Bibliografia
Um canal novo com informações sobre livros e publicações de interesse para as actividades de ArLivre
Ver Bibliografia Mais...
 

Canais: Actividades | Equipamento | Técnicas Úteis | Ambiente | Internet | Bibliografia
Sobre nós: Redacção | Grupo 94 Escoteiros de Portugal | Contactos

Design: 1 Minuto de Fama